Resenha: 2019 – Stolen Byrds

Reprodução da capa do álbum (© Infrasound Records & DoSol)

Por que uma banda anuncia um disco de seis faixas e pouco mais de 20 minutos sem chamá-lo de EP? E por que tal lançamento chega em 2017, mas com o título 2019? Não faço ideia. Só sei que o trabalho vem confirmar – uma vez mais – que o quinteto paranaense Stolen Byrds faz parte do que há de melhor no rock nacional recente.

O álbum mantém a qualidade do seu antecessor autointitulado (resenhado neste blog), mas agora tem uma consistência mais próxima da estreia Gypsy Solution, de 2014. As seis faixas passeiam pelo hard, o stoner e o blues sem nunca fugir demais de nenhum dos três, mas sempre bebericando de outras fontes.

A abertura ‘Jetplane”, já divulgada anteriormente, é a mais acelerada. Sem segredos aqui: trata-se de um hard básico, com aromas grunge. “Apple Queen”, por sua vez, é talvez a melhor mistura dos gêneros que norteiam o lançamento. “In My Head” e “Mother’s Love” representam talvez o que aconteceria se os The Doors um dia quisessem se enveredar pelo stoner rock e me forçam a perguntar o que sairia de uma colaboração deles com o Far From Alaska.

O último terço do trabalho destoa bastante das outras músicas – se é que podemos falar isso numa obra de apenas seis peças. “Empty Spaces” até é “normal” por três minutos, mas o último minuto e meio é uma guinada a um encerramento que perde um pouco a “secura” do stoner em favor de um som ligeiramente mais denso e contínuo. A faixa título, que serve de encerramento, recupera a cadência stoner, mas incorpora sons e efeitos eletrônicos.

Nota = 4/5. Mostrando mais uma vez que não estão interessados em estipular barreiras para seu som dentro do rock, o Stolen Byrds reafirma sua versatilidade e tem se revelado competente e agradável em tudo que se dispôs a tocar até agora. E por incrível que pareça, a essência do grupo se mantêm em dosagem suficiente para que uma apresentação ao vivo não pareça uma compilação de trabalhos desconexos.

Abaixo, o álbum completo no canal oficial da banda:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s