Resenha: Land of Lightning – Silent

Reprodução da capa do álbum (© Silent)

Reprodução da capa do álbum (© Silent)

O quarteto carioca Silent lançou apenas dois álbuns em 25 anos de história. Isso explica por que você provavelmente nunca ouvir falar deles. Mas os rapazes sem dúvidas merecem sua atenção pela qualidade do rock que produzem.

É verdade que o som deles é bastante calcado no chamado AOR (Album-Oriented Rock), que não encontra mercado aqui no Brasil. No exterior há inúmeras rádios dedicadas a este formato que nada mais é do que um rock leve demais par ser hard e pesado demais para ser pop. Se fossem uma banda estadunidense, estariam marcando presença em várias paradas…

Mas AOR é um termo um tanto simplista e quase injusto neste caso. Algumas faixas se destacam por ir além dessa rotulação radiofônica. “The One Within”, por exemplo, tem elementos grunge, enquanto que “Dancing in the Morning Light” lembra um pouco de The Winery Dogs.

O Silent demonstra uma nítida evolução em Land of Lightning, seu segundo lançamento, e em praticamente todos os sentidos. A produção está mais polida. As faixas têm mais identidade e brilho próprio. O instrumental está mais maduro. E não se tem aquela sensação de estar ouvindo sempre a mesma música.

Nota = 4/5. Este álbum tem um poder de penetração comercial relativamente pequeno no Brasil mesmo no meio rock, por isso insisto em seu potencial estrangeiro. De qualquer forma, que fique registrado o fato de ser um trabalho de música bem acima da média do que se tem produzido por essas terras.

Abaixo, o vídeo de “Around the Sun”:

* O CD Land of Lightning foi enviado ao autor do blog via internet pela assessoria de imprensa da banda e a resenha foi escrita por sugestão da mesma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s