Resenha: Music Inspired by the Life and Times of Scrooge – Tuomas Holopainen

Breve histórico: Tecladista, fundador, líder e principal compositor e letrista do sexteto de metal sinfônico Nightwish, Tuomas Holopainen alcançou fama e consagração invejáveis para alguém que ainda nem chegou aos 40. Finlandês de Kitee, alguns torcem o nariz para o seu jeito “Roberto Justus” de ser, demitindo vocalistas ao menor sinal de descontentamento, mas a verdade é que ele é um músico muito talentoso que presenteou o mundo com obras memoráveis.

Reprodução da capa do álbum (© Nuclear Blast)

Reprodução da capa do álbum (© Nuclear Blast)

Fazer música inspirada pelo Tio Patinhas é, no mínimo, curioso. Um tema inusitado, por assim dizer. Baseado no livro citado no título do disco (traduzido como A Saga do Tio Patinhas no Brasil), o álbum marca a primeira empreitada solo de Tuomas (apesar de ele compor, escrever e produzir os trabalhos do Nightwish praticamente sozinho).

O disco não destoa muito do que o sexteto finlandês faz. Na verdade, é uma espécie de Nightwish sem heavy metal, apesar de que o ouvido acostumado à banda ficará em muitos momentos “esperando” a entrada dos riffs de Emppu Vuorinen, guitarrista da banda sinfônica. Mas não, aqui a orquestração segue “pura” do começo ao fim, com a louvável exceção de um solo de Mikko Iivanainen no single “A Lifetime of Adventure”. Vale notar que quem contribuiu no disco foi a Orquestra Filarmônica de Londres, a mesma que tocou nos últimos três trabalhos do Nightwish sob a batuta de Pip Williams, que também a comanda aqui.

O trabalho tem direito a faixas cinematográficas como a abertura “Glasgow 1877” e “Duel & Cloudscapes”; e trabalhos exóticos como “Into the West”, com um banjo que caiu como uma luva; e “Dreamtime”, com direito a um didgeridoo.

Entre os destaques, temos “Cold Heart of the Klondike”, na qual um velho amigo do Nightwish faz uma breve participação: Tony Kakko, vocalista, tecladista e principal compositor e letrista dos conterrâneos Sonata Arctica. E também o single “A Lifetime of Adventure”, que vem em duas versões: a regular, que recebeu um vídeo (veja abaixo), e a alternativa, um pouco mais orquestrada e sem o solo de guitarra.

Curioso notar também que o álbum tem muito mais passagens instrumentais do que cantadas. Algumas faixas nem sequer apresentam letra. O próprio Tio Patinhas, interpretado pelo escocês Alan Reid, aparece em apenas três faixas. É nitidamente uma obra focada na ambientação que a música pode proporcionar. Muitas faixas se alongam em repetições das mesmas frases musicais, que evoluem e ficam cada vez mais densas. Em outras palavras, um trabalho de música feito por quem entende de música. Tocante, instigante e agradabilíssimo.

Há outros convidados que precisam ser citados antes do fim da resenha: o colega de Nightwish Troy Donockley deixou sua marca com seus belos sopros na gaita de foles e nos low whistles, enquanto que Jon Burr usou sua gaita para fazer da segunda faixa uma das melhores do disco. A vocalista principal, Johanna Kurkela, interpretou Dora Cintilante e se mostrou uma excelente e talentosa cantora – uma grata surpresa para quem não é muito ligado na música da Finlândia, onde ela faz sucesso.

Nota = 9. Tuomas é um dos poucos músicos vivos que merecem o título de “gênio musical”. E neste álbum ele dá mais uma amostra disso. Um verdadeiro trabalho de música, com “m” maiúsculo. Algo que foi alcançado com a ajuda dos convidados, é claro, o que não tira o mérito do tecladista, absolutamente.

Abaixo, o vídeo do single “A Lifetime of Adventure”, com as impagáveis caras e bocas do renomado escritor e desenhista Don Rosa (autor do livro que inspirou o álbum):

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s