Post para abrir 2014

Seguindo a fórmula de um post anterior, escrevo aqui para abrir a temporada 2014 de posts no Sinfonia de Ideias. Confira os álbuns que deverão ser lançados neste ano (e, evidentemente, resenhados aqui), lista de sugestão de bandas novas e outros assuntos.

Álbuns de 2014
Primeiramente, aqui vão as bandas e artistas que deverão lançar material novo ainda este ano: van Canto, Sonata Arctica, DragonForce, Adrenaline Mob, Flying Colors, Edguy, sukekiyo (projeto solo do vocalista do Dir en grey, Kyo), Calle 13, 4th Dimension, Bigelf, Farzad Golpayegani, LALU, Axel Rudi Pell, Tuomas Holopainen e Bruce Springsteen, cujo álbum “High Hopes” será o primeiro de 2014 a ser resenhado. Há algumas bandas como Titãs e U2 que estão prometendo álbuns novos há séculos, mas não há nada oficial ainda. Não custa sonhar. Lembrando que, evidentemente, outras bandas poderão anunciar nos próximos meses discos a serem lançados ainda em 2014.

Copa do Mundo
Nunca falei de esporte aqui, mas este é um ano de Copa do Mundo, e, ainda por cima, sediada no Brasil. Algo me diz que teremos grandes protestos no mês de junho, mas não sei se tão grandes quanto os de 2013. Este tipo de manifestação precisa ser espontânea. Não adianta fazer evento no Facebook e convidar 4 milhões de pessoas. A manifestação acontece quando é pra acontecer e ponto. Quanto ao torneio em si, como sempre, torcerei pelo Japão, Alemanha e Brasil. México, Gana, Austrália e talvez um ou outro time terão minha simpatia.

Eleições 2014
Petistas, tucanos, psolistas, marinistas, todos poluirão minha linha do tempo com bobagens. Alguns que nem sequer costumam se manifestar sairão dos bueiros da militância política sazonal para botar mais lenha na fogueira. Eu çi divirto.

Meu futuro
E eis aí, pela frente, meu primeiro ano de formado. Recém-graduado em Jornalismo pela PUC-SP. Uau. Nem me atrevo a prever o que me aguarda num mercado tão competitivo e dinâmico. Só sei que não aguento mais ouvir a pergunta “o que você vai fazer agora?” porque eu simplesmente não sei. Arranjar um emprego fixo? Viver de frilas? Fazer uma pós-graduação, aqui ou lá fora? “Hay muchas perguntas e pocas respuestas”, como diria a canção do Calle 13.

Dicas de bandas/músicos novos
Aqui vão algumas bandas e músicos novos que descobri em 2013. Alguns nem são tão novos assim, mas serão novidades para boa parte dos leitores por serem relativamente desconhecidos. Outros eu descobri em 2012, mas por algum motivo obscuro eu não incluí na lista referente àquele ano. Como sempre, embuti no nome de cada artista um link para um vídeo no YouTube contendo um clipe ou uma música do grupo/músico, para que você possa experimentá-lo.

  • Hedspace (supergrupo de metal progressivo com Damian Wilson nos vocais e Adam Wakeman (filho de Rick Wakeman) nos teclados)
  • Bigelf (rock progressivo e psicodélico que lembra muito os Beatles na fase Sgt. Peppers)
  • LALU (metal progressivo dos bons com influências eruditas; projeto solo do tecladista francês Vivien Lalu)
  • The Winery Dogs (mais um supergrupo do baterista Mike Portnoy, desta vez com uma equipe enxuta: o legendário baixista Billy Sheehan e o guitarrista/vocalista Richie Kotzen (ex-Mr. Big). Meio hard rock, meio blues, meio sei lá o quê.)
  • Gavin DeGraw (pianista estadunidense do chamado “blue-eyed soul”. Faz músicas emocionantes e cativantes, daquelas que chegam na alma.)
  • Yanni (tecladista grego naturalizado nos Estados Unidos que eu particularmente considero como gênio musical. É consagrado no mundo inteiro mas nem tão conhecido no Brasil. Cria grandes obras misturando música erudita, new age, eletrônica e folk/world music. Um amigo meu definiu muito bem um show dele como um “estupro musical”.)
  • Andi Deris and the Bad Bankers (projeto solo do vocalista do Helloween, Andi Deris. Daquele tipo que fica entre o hard rock e o heavy metal.)
  • BABYMETAL (por incrença que parível, esta banda mistura power metal e toques de death com… J-pop, a música pop japonesa. São três adoráveis vocalistas de seus 15 anos e uma banda de apoio. Difícil descrever, clique no vídeo e confira você mesmo.)
  • Galneryus (power metal japonês com toques de metal necoclássico e sinfônico.)
  • Tarancón (grupo brasileiro com membros de outros países latino-americanos que pesquisa e reproduz sons típicos da América Latina. Fazem canções em espanhol e português. Infelizmente, é difícil encontrar informações sobre eles.)
  • Unitopia (rock progressivo de alta qualidade diretamente da Austália.)
  • Self Is a Seed (De novo australianos. Rock alternativo, pop rock, indie rock, hard rock, difícil rotular os caras. Novamente, convido você a conferir por conta própria.)
  • Heavatar (Metal sinfônico e neoclássico, grupo fundado pelo vocalista Stefan Schmidt do van Canto (o responsável pelos “solos de guitarra”) e que conta ainda com o baterista Jörg Michael (ex-Stratovarius).)
Anúncios

Uma resposta para “Post para abrir 2014

  1. Pingback: Post para abrir 2015 | Sinfonia de Ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s