Resenha: Less Than Jake faz mais um bom trabalho em “See the Light”

Breve histórico: o Less Than Jake é uma das bandas mais conhecidas do gênero ska punk, que mistura o peso e agressividade do punk com a alegria e excentricidade do saxofone e trombone, típicos do ska. Parece improvável, mas o estilo faz muito sucesso e a fórmula dá certo.

Reprodução da capa do álbum (© Fat Wreck Chords)

Reprodução da capa do álbum (© Fat Wreck Chords)

Já fazia mais de cinco anos que o quinteto estadunidense não lançava um disco. Ou melhor, até lançaram no ano passado a coletânea Greetings and Salutations from Less Than Jake, mas, na verdade, o disco apenas consistia em uma junção dos EPs Greetings from Less Than Jake e Seasons Greetings from Less Than Jake em um único lançamento.

Com See the Light, o Less Than Jake volta renovado, o que não significa que está diferente. O som está essencialmente o mesmo, com riffs cativantes dividindo espaço com sopros bem calculados nos metais. As faixas são todas curtas, mas dentro da média da banda.

O álbum como um todo está bastante homogêneo, mas há alguns pontos altos, como a abertura “Good Enough”, a sequência “Money Is on the Long Shot” e “Sunstroke”.

Os cinco instrumentos foram bem equilibrados ao longo do disco: o saxofone de Peter “JR” Wasilewski e o trombone de Buddy Schaub foram bem dosados para não roubar demais a cena e ao mesmo tempo não deixar dúvidas quanto às qualidades ska do disco. O guitarrista e vocalista Chris DeMakes traz alguns riffs pesados para as músicas mais voltadas ao punk e os leves para as ska, mostrando sua versatilidade. O baixista e vocalista Roger Manganelli (brasileiro de Porto Alegre, diga-se de passagem) traz novamente linhas muito técnicas e inteligentes no baixo. O baterista Vinnie Fiorello (responsável pelas letras) não perdoa seu kit na hora das pancadas e mostra muito talento com as baquetas, como pode ser visto em “Jump” e “Bless the Cracks”, por exemplo.

Nota = 8,0. Não é nenhum disco especial ou candidato a prêmios, mas traz um som gostoso de ouvir e mantêm a boa média do quinteto. O Less Than Jake segue sendo um dos principais nome do gênero, e referência obrigatória para quem quiser se aventurar nesta mistura de estilos exótica mas que conquistou a juventude.

Abaixo, o lyric video de “My Money is on the Long Shot”:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s