Resenha: “Lost in the New Real” é mais um bom trabalho de Arjen Anthony Lucassen

Breve histórico: Arjen Anthony Lucassen é um multi-instrumentista holandês famoso no meio do metal progressivo por seus projetos musicais que geralmente reúnem times riquíssimos de músicos talentosos (Ayreon, Star One (já resenhado neste blog), Ambeon e Guilt Machine, embora os dois últimos tenham poucos músicos envolvidos). Suas letras construídas em torno de conceitos existenciais e futuristas tornam cada disco lançado por ele uma experiência auditiva particular.

Reprodução da capa do álbum (© Inside Out Music)

Já é quase uma regra que os lançamentos que levam o nome Arjen Anthony Lucassen sejam bons e de alta qualidade. Não foi diferente com Lost in the New Real, segundo disco solo do músico (“solo” no caso significa que não é vinculado a nenhum de seus projetos). O disco traz músicas bem trabalhadas, letras bem escritas e um conceito muito interessante a ser explorado com elas: o futuro da humanidade frente aos avanços da tecnologia e a linha cada vez mais tênue que separa o real do virtual.

Para tanto, foi preciso chamar alguém que é peça fundamental do trabalho: Rutger Hauer, famoso ator conterrâneo a Arjen e responsável pela narração da história. Foi uma escolha perfeita para um álbum norteado por um conceito que flerta com a ficção científica. Sobre o resto da equipe envolvida, há duas coisas que chamam a atenção: o elenco enxuto, formado por menos de dez músicos (pouco se comparado às equipes grandes montadas por Arjen toda vez que ele decide gravar um álbum), e o fato da maior parte dos vocais serem feitos exclusivamente pelo próprio Arjen, com backing vocais de Wilmer Waarbroek (que soa incrivelmente parecido com Jasper Steverlinck, cantor que atuou no Guilt Machine). Mesmo assim, a voz de Arjen não enjoa. Claro que o álbum perde riqueza por não ter vocalistas diversos, mas o cantor recheou bem os 90 minutos de música do trabalho, distribuídos em dois discos: um convencional, e outro que intercala covers com faixas extras.

Lost in the New Real é lançado quase vinte anos depois do primeiro álbum solo de Arjen (Pools of Sorrow, Waves of Joy, na época assinado como Anthony), e as diferenças são marcantes: a produção é de maior qualidade, as faixas são mais numerosas e mais músicos foram contratados (ainda que, reiterando, seja um time pequeno). Só não mudou a criatividade e o talento de Arjen. Cada música de Lost in the New Real vale a pena ser ouvida com atenção, pois cada uma tem o seu charme. Como já havia sido anunciado anteriormente, o disco tem espaço para o progressivo, o hard, o metal, o folk, o eletrônico, enfim, todas as vertentes que sempre marcaram o som de um dos poucos músicos que o autor deste blog se atreve a chamar de gênio.

Nota = 9,0. Lost in the New Real é mais uma amostra do talento de Arjen Anthony Lucassen, um dos músicos mais brilhantes da atualidade, embora ainda não tenha nem metade do reconhecimento que merece. Não é uma produção do nível do Ayreon ou do Star One, mas chega tão perto deles que a notícia recente de que o futuro do Ayreon está ameaçado por incertezas financeiras pode não significar necessariamente uma limitação da qualidade dos trabalhos do holandês.

Abaixo, a faixa-título completa, com comentários e curiosidades de Arjen sobre o processo de criação do álbum:

Anúncios

3 Respostas para “Resenha: “Lost in the New Real” é mais um bom trabalho de Arjen Anthony Lucassen

  1. Pingback: Resenha: The Aspie Project – Computer Mind | Sinfonia de Ideias

  2. Realmente é um álbum maravilhoso, meu amigo! É uma grande pena que este gênio da música não tenha o reconhecimento que merece. Arjen é um herói para mim desde os meus 14 anos. Hoje tenho 17 e ainda não passo um dia da minha vida sem ouvir pelo menos 1 música dele. Meu dia não tem sentido se eu não faço isso. As músicas dele são pura obra de arte. Somos poucos, mas somos sortudos! Apreciemos o Rock/Metal Progressivo como merece ser apreciado! Um abraço! E parabéns pelo seu Blog, estou obtendo ótimas informações por aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s